Princípios

Princípios

A maioria dos estudos realizados pela nossa equipe de provas funcionais têm focado essencialmente em trazer mais conforto ao paciente que irá se submeter a um exame com administração de medicamentos com possíveis efeitos colaterais e por vezes de longa duração sem, entretanto, comprometer a qualidade do seu resultado. Para isso, focamos em 3 princípios, abaixo discutidos:
  1. Jejum e repouso: sabemos hoje que podem ser dispensados para a maioria das dosagens hormonais, principalmente, quando avaliadas após a aplicação de algum estímulo, já que o efeito deste, invariavelmente, suplanta qualquer possível interferência que a falta do jejum ou repouso possa justificar. Ressalta-se ainda que as metodologias aplicadas hoje em dia, com raras exceções, não sofrem a interferência do jejum.
  2. Doses de supressão ou estímulo: procuramos validar a aplicação das menores doses capazes de promover estímulo ou supressão hormonal adequados, individualizando estas de acordo como o histórico clínico do paciente, sempre objetivando minimizar os efeitos colaterais sem o comprometimento do resultado.
  3. Tempos de coleta: as amostras de sangue são coletadas preferencialmente somente nos tempos que de fato tem alguma relevância clínica. Estes tempos variam de acordo com o medicamento estimulante ou supressor aplicado e o hormônio dosado.

Os assuntos aqui discutidos têm sido publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos de endocrinologia e patologia clínica.

É importante ressaltar que o objetivo do nosso Manual de Provas Funcionais – DASA é trazer um guia prático e sensato para os médicos e laboratórios que trabalham com provas funcionais.

No entanto gostaríamos de esclarecer que a nossa equipe sempre respeitará o pedido médico, ou seja, sempre que o médico assistente julgue necessário que o exame tenha características específicas, diferentes dos padrões por nós sugeridos, estes serão considerados.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Nossa Equipe

Conheça os colegas responsáveis pelo manual e o site de provas funcionais:

Seleção das Provas

Veja abaixo a lista completa de provas:

Obrigado!


Seu contato foi realizado com sucesso.



fechar