Introdução

O início

Desde o início das dosagens hormonais as provas funcionais endócrinas fazem parte do dia a dia da clínica e do laboratório. São, geralmente, baseadas no estímulo ou supressão de hormônios por outras substâncias ou hormônios. Com o desenvolvimento de técnicas mais sensíveis e específicas para as dosagens hormonais várias destas provas caíram em desuso, outras permanecem necessárias para dar suporte ao clínico, e outras ainda foram acrescidas à medida que novos hormônios passaram a ser dosados ou que novas substâncias estimuladoras ou supressoras foram validadas.

A DASA conta com a experiência adquirida em mais de 40 anos de realização de provas funcionais endócrinas em suas marcas, experiência esta compartilhada entre as suas equipes em todo o Brasil e com os colegas da especialidade através dos seus manuais de exames. Nesse período a experiência nos expede continuamente aos riscos e o desconforto gerado para o paciente, o que é ampliado pela ansiedade dos pais quando se trata de crianças. Deste modo, a premissa do nosso grupo tem sido maximizar o potencial diagnóstico de cada prova, minimizando os efeitos colaterais e desconforto.

Encontramos na literatura vários consensos sobre endocrinopatias; no entanto, a maioria não foca nos detalhes acerca da realização das provas funcionais que indica, de modo que os dados sobre as doses das substâncias administradas, os pontos de coleta e o tempo total de cada prova mostram variações significativas entre diferentes serviços clínicos e laboratoriais. 

Há 18 anos a DASA iniciou uma ampla discussão acerca dos pontos acima, iniciada com um consenso sobre provas funcionais, que contou com a participação de vários laboratórios e renomados colegas de serviços de endocrinologia com experiência em provas funcionais. Sinalizamos as bases para novos parâmetros em relação à realização e interpretação das provas; os dados eram robustos, pois foram baseadas em estudos com dados obtidos em centenas de pacientes já estudados nos nossos laboratórios. Estes foram depois amplamente discutidos com a comunidade médica endocrinológica em congressos nacionais e internacionais e através de discussão em e-mails e chats. Desde então a meta do nosso grupo tem sido realizar as provas funcionais com base em dados padronizados de modo a assegurar a certeza da qualidade do exame, realizando apenas os tempos de coleta realmente adequados e necessários e eliminando-se os pontos que não acrescentem informação para o diagnóstico, de modo a garantir o diagnóstico preciso, minimizar o desconforto para o paciente e evitar ônus desnecessários para o mesmo ou o sistema de saúde.

Como reflexo deste esforço foi criado o site www.provasfucionais.com.br, o único dedicado exclusivamente à promoção do estudo e divulgação de provas funcionais, que está continuamente em atualização. Neste momento, em 2020, realizamos uma modernização de seu layout visando tornar ainda mais fácil a navegação. Nossos assessores médicos em todo o Brasil também estão disponíveis para discutir e esclarecer quaisquer dúvidas com os colegas.

Sejam bem-vindos!

Comitê de Endocrinologia DASA

Nossa Equipe

Conheça os colegas responsáveis pelo manual e o site de provas funcionais:

Seleção das Provas

Veja abaixo a lista completa de provas:

Obrigado!


Seu contato foi realizado com sucesso.



fechar